domingo, 27 de julho de 2008

O uso da bicicleta

Estava quase desconectando quando li esta notícia que me chamou a atenção São Paulo tem apenas 23,5 km de ciclovias, não resisti e decidi publicar algo sobre. É interessante saber que perto de outras grandes cidades São Paulo está bem atrasada, considerando sua importância e dimensão. Outro aspecto curioso da matéria é que grande parte das ciclovias paulistanas se concentram em parques.
No entanto, o que mais me chamou a atenção foi este trecho:
"A hostilidade do trânsito que prioriza os veículos motorizados e um déficit histórico de investimentos em ciclovias, ciclorredes - redes de ruas preparadas para o tráfego em bicicletas -, ciclofaixas - sinalização diferenciada para o veículo - e calçadas compartilhadas conduziram à situação atual. Além disso, há um obstáculo institucional, pois a questão nem sequer é tratada pela Secretaria Municipal dos Transportes, que não considera o veículo em suas ações para melhorar o trânsito na metrópole"
Interessante notar que as causas do atraso no passado eram devido a decisões políticas. A mesma reportagem, no entanto, conclui que no presente a causa se centraliza em um obstáculo institucional. Não conheço a Secretaria Municipal dos Transportes, por isso, curioso pelo assunto e pela análise busquei por bicicleta no site da Prefeitura de São Paulo. Além de não ter nenhuma referência ao protesto realizado, a primeira reportagem que aparece é sobre o dia dos namorados...
Acredito que o obstáculo não seja essencialmente institucional, faz parte claro, mas juntaria a ele mais dois elementos: político e econômico. Na questão política é fácil compreender, trata-se de poucos eleitores. O motor da nossa sociedade política é o voto e não a participação. O segundo item é evidente, mas poucos comentam. A quem interessa financeiramente estimular o uso da bicicleta? Você já viu alguma bicicleta com a marca Volkswagen? Além desses dois fatores, existe uma mediação entre eles que é a dificuldade ou pouca arrecadagem de impostos sobre o uso da bicicleta. Será que pode andar de bicicleta alcoolizado?

Criança vendo o protesto em rua do centro de Madri; ciclistas reclamam por mais direitos a usuários de bicicletas na capital espanhola e também contra o uso de carro (Foto: Susana Vera/Reuters

Nenhum comentário: